Publicado em 28 de Dezembro de 2017, por Fernanda Ramos.
As empresas atualmente estão se preocupando mais em melhorar a Experiência do Usuário (também chamada de UX) pois sabem dos benefícios que isso traz. E a IMA - Informática de Municípios Associados S/A está investindo nisso também! Experiência do Usuário não se refere apenas a sistemas e aplicativos, e sim a todo contato do usuário com sua empresa.
Cito um exemplo de uma boa experiência do usuário não relacionada aos sistemas e aplicativos: quando você chega em uma loja e é recebido(a) com um sorriso, uma música ambiente agradável, te oferecem bolo, água ou café, uma loja cheia de produtos que sejam úteis, bonitos e duráveis, a um preço acessível, com um(a) atendente simpático(a) que não fica insistindo para você levar o produto, tendo diversos caixas, preocupando-se com o tempo que você ficará na fila esperando para ser bem atendido, e o melhor, com diversas condições de pagamento que cabem no seu bolso. Pronto! Esta empresa se preocupou com a experiência do usuário mesmo sem investir necessariamente em sistemas. Mas claro, se a empresa ainda investir em sistemas e aplicativos pode ter um aumento ainda maior em suas vendas, pois poderá fazer um melhor acompanhamento do cliente no pós-venda, saber o que ele compra e permitir a realização de compras online, inclusive, se ele não tiver tempo para ir até a loja.
Mas falando agora de Sistemas e Tecnologia, as empresas que investem em Experiência do Usuário em seus sistemas têm:
- Clientes mais satisfeitos e leais que divulgam sua empresa para amigos e conhecidos;
- Aumento nas vendas;
- Retorno de investimento;
- Redução de custos com chamados de suporte;
- Aumento de produtividade;
- Menos erros de usuários;
- Diminuição de gastos em treinamentos;
- Economia ao fazer alterações mais cedo no ciclo de vida do produto;
- Facilitação em fluxos e processos de negócio;
- Aumento nas taxas de conversão.
Como podem ver, UX não é gasto, é um investimento e também uma tendência nas empresas! As empresas que não investem nisso estão ficando para trás. (1)
- No caso de e-commerce, criar uma plataforma que funcione bem em dispositivos móveis (tablets, celulares) pode gerar um aumento de até 70% nas vendas; (2)
- O UX Design é responsável por aumentar em 80% os KPIs (Key Performance Indicators - Indicadores-chave da performance do projeto); (2)
- 94% do que é percebido pelo usuário é relacionado ao Design e 70% dos projetos acabam falhando devido à falta de aceitação do usuário; (2)
- Uma pesquisa feita pelo grupo Norman Nielsen verificou que temos um retorno de 83%, quando alocamos 10% da verba de desenvolvimento para UX design; (2)
- Apenas 3% dos websites tem ótima performance e são responsivos (adaptados para dispositivos móveis) ao mesmo tempo. Um site lento e/ou sem responsividade ou com responsividade mal projetada afasta muitos usuários; (2)
- O UX design pode auxiliar de forma direta o trabalho de SEO do website e evitar 80% dos erros. (2)
Preocupar-se com UX é garantir que seu cliente considere seu produto: (3)
- Útil;
- Usável;
- Valioso;
- Confiável;
- Encontrável;
- Acessível;
- Desejável;
- Bonito.
"Uma interface do usuário é como uma piada, se você tem que explicar ela não é tão boa!" (4)
Um bom profissional de Experiência do Usuário sabe que UX não é apenas usabilidade e design! Sabe que precisa saber e preocupar-se com:
- Funcionalidade;
- Prototipação;
- Interface;
- Arquitetura de Informação;
- Processo Front-End;
- Performance;
- Design de Interação;
- Promoção;
- Beta Testing;
- Simplicidade;
- Consistência;
- Plano de Negócios;
- Análise de Mercado;
- Marketing;
- Comunicação Mercadológica;
- Plano Mercadológico;
- Aparência e Sensação;
- Guia de Estilo;
- Usabilidade;
- Design de Superfície;
- Empatia (colocar-se no lugar do seu usuário).
Esta imagem abaixo mostra todas as áreas que UX engloba:
Fonte: http://studioaum.in/images/diagram_ue.png (5)
Rafaela de Souza da Silva, profissional que atua como UX Designer, menciona que "Mesmo após a conclusão e entrega do produto final, o trabalho do UX Designer é constante, aperfeiçoando as interações do usuário com o produto, acompanhando as mudanças de comportamento e também as evoluções mercadológicas e tecnológicas" (2) . Podemos ver que o trabalho de um UX Designer é essencial para tornar seu produto / serviço melhor e fazer sua empresa destacar-se no mercado.
A IMA - Informática de Municípios Associados S/A, tem investido em UX (e CX - Citizen Experience, Experiência do Cidadão), visando surpreender positivamente os usuários nos sistemas e aplicativos que desenvolvem, inovando também no atendimento. Temos percebido um aumento da satisfação de nossos clientes. Seus profissionais têm participado de eventos, cursos e palestras, leem artigos para ficar por dentro das tendências e novidades, tudo para tornar a sua relação e experiência com seus produtos e serviços ainda melhor.
A IMA - Informática de Municípios Associados S/A quer ver clientes cada dia mais felizes e satisfeitos, reconhecendo a qualidade de nossos produtos e serviços e divulgando cada vez mais a nossa empresa. Experimente nossos produtos e serviços e surpreenda-se!
Bibliografia
(1) http://catarinasdesign.com.br/por-que-investir-em-ux/
(2) http://www.raffcom.com.br/blog/o-que-e-ux-design/
(3) https://www.opensoft.pt/ux-design/
(4) Tradução da frase de Martin LeBlanc, 2014
(5) http://studioaum.in/images/diagram_ue.png
Comentários
Incrível o texto, todos os
Fico muito feliz que gostou!!
muito bom
Comentar