Inteligência Artificial - O Jogo da imitação

Publicado em 20 de Novembro de 2017, por Rodolfo Ribeiro.


Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Inteligência Artificial – O Jogo da Imitação

Inteligência artificial (IA) é uma das tecnologias que mais desperta a atenção das empresas e das pessoas de uma forma geral nos dias atuais. O assunto, por ser relativamente novo no mundo comercial, proporciona debates acalorados, com pontos de vista excessivamente otimistas e também com um pessimismo exacerbado em alguns casos.

De um lado, por exemplo, podemos ver nomes como os de Stephen Hawking e Elon Musk preocupados com o avanço da IA, prevendo tempos difíceis para humanidade no futuro e defendendo normas regulatórias. Por outro lado, vemos empresas como Google, IBM e Microsoft apostando alto e investindo grandes quantias de dinheiro nessa nova onda tecnológica.

Mas afinal o que é Inteligência Artificial? O que ela representa para nós da IMA?  

Numa série de artigos vamos tentar esclarecer vários conceitos relacionados a IA e responder às duas questões colocadas acima.

Inteligência artificial é um ramo antigo de pesquisa no mundo acadêmico, tendo seu desenvolvimento sido impulsionado inicialmente através dos trabalhos de Alan Turing. O objetivo é desenvolver sistemas computacionais que exibam características que nós associamos com inteligência no comportamento humano.

O matemático britânico, aliás, foi responsável pelos primeiros questionamentos filosóficos acerca do conceito de inteligência artificial. Turing(1950) discute a questão sob vários aspectos e propõe um jogo para identificarmos se é possível uma máquina exibir um comportamento que seja similar ao comportamento de um ser humano, de tal forma que seja impossível distinguir entre máquina e ser humano. Esse jogo é conhecido atualmente como teste de Turing.  

Para o mundo comercial, as questões filosóficas também são importantes, restringindo-se principalmente às questões éticas, que devem ser pensadas uma vez que serão desenvolvidos sistemas com IA que deverão interagir com pessoas de diferentes culturas e diferentes comportamentos numa mesma situação. Estas questões serão abordadas em artigo posterior.

De uma forma mais prática e mais interessante para nosso ponto de vista, podemos então definir IA como sendo uma área da ciência de computação que tem como preocupação o estudo de 6 disciplinas principais em sistemas computacionais:

  • Processamento de linguagem natural para permitir que o sistema se comunique com sucesso em idioma natural;
  • Representação de conhecimento para o sistema armazenar conhecimento que sabe e conhecimento que aprende;
  • Raciocínio automatizado para usar as informações e conhecimentos armazenados com a finalidade de responder perguntas e tirar novas conclusões;
  • Aprendizado de máquina para se adaptar a novas circunstâncias e para detectar e extrapolar padrões;
  • Visão computacional para perceber objetos e formas;
  • Robótica para manipular objetos e movimentar-se.

Nos próximos artigos vamos falar sobre cada uma destas disciplinas e como elas podem fazer parte do nosso dia a dia na IMA.  

Para saber refletir sobre o assunto, sugiro os filmes abaixo que trazem aspectos filosóficos sobre o tema:

O Jogo da Imitação (2014), Blade Runner (1982) , A.I. Artificial Intelligence (2001), Ex Machina Instinto Artificial (2015)  e  Eu, Robô ( 2014 )

Também indico a série Westworld que traz um questionamento interessante sobre a utilização de IA pelo ser humano.

Referências

Turing,  A. M. Computing Machinery and Intelligence. Revista Mind Nº 49, Páginas 433-460, Inglaterra, 1950.

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