Revolução Digital e seu Impacto na Economia

Publicado em 27 de Fevereiro de 2018, por Camila Jurigan.


Tempo estimado de leitura: 5 minutos

A história do mundo foi marcada por grandes revoluções que mudaram o comportamento e a maneira de pensar da humanidade, criando novas ferramentas que possibilitaram inúmeros avanços. Desde a Revolução Industrial até a Digital, relações de consumo foram modificadas trazendo à tona o panorama que vivemos hoje e que podemos chamar de Economia Digital.

O termo Revolução Digital começou a ser difundido com a entrada de computadores pessoais no mercado consumidor. Primeiramente, o responsável por ter criado as bases desse conceito foi o americano Claude Shannon que publicou um artigo considerado precursor em 1948 chamado “A Mathematical Theory of Communication”.

A Revolução Digital proporcionou transformar toda tecnologia que antes era analógica para formato digital que, como o próprio nome diz, revolucionou os métodos de trabalho e a forma de interação dos seres humanos na sociedade.

Nesse cenário, surgem novos modelos de negócios que ajudarão cada vez mais as empresas que pretendem se destacar no mercado consumidor, qualificando dessa forma a Economia Digital.

A Economia Digital, segundo Arnoldo Souza Cabral (2001), é o novo modelo de negócio que usa a internet, suas informações e o comércio eletrônico na sociedade para transformar a economia dentro das empresas com efeitos positivos, que agregam valores no âmbito digital, onde o foco da empresa é no cliente a fim de obter resultados econômicos que são frutos dessa interatividade cada vez maior entre empresas e consumidores finais. É o chamado B2C (business to consumer, termo em inglês para designar relações comerciais diretas entre empresas e consumidores) que torna a economia da empresa mais competitiva.

Nessa nova economia, surgem modernas infraestruturas, que são necessárias para fortalecer a construção de inovações tecnológicas e resultar em novos negócios dentro das empresas que estiverem atentas às mudanças constantes e rápidas da internet, bem como detiverem mais informações sobre o comércio eletrônico e o comportamento do consumidor.

Podemos destacar algumas dessas infraestruturas:

- Big Data - Computação em Nuvem - Redes Sociais - Mobilidade - Óculos de Realidade Virtual - Soluções de Realidade Aumentada - Drones – Robôs, etc.

Um estudo mostra como será a transformação digital na América Latina até o ano de 2025 como é exposto no infográfico abaixo:


Fonte: Frost & Sullivan. Infográfico produzido  pela 5G Américas, Agosto 2017. 

Estamos cada vez mais conectados e toda essa integração do mundo físico com o virtual distingue de forma visível dentro da sociedade uma nova era. Don Tapscott, autor do Best Seller “Wikinomics", fala em seu livro “The Digital Economy” (1995), que a sociedade, devido à proximidade com as novas tecnologias móveis, está mais perto dos meios de produção e das mudanças que ocorrem no cenário econômico mundial. Segundo Tapscott, os jovens são os grandes protagonistas dessa ligação entre as novas tecnologias e a globalização, destacando, dessa forma, cada vez mais a era da economia digital.

Hoje, fatores como o domínio do conhecimento, comportamento da sociedade contemporânea, a eminente velocidade dos processos de negócios e a transformação gradativa dos mercados físicos em online resultam em um ambiente empresarial propício para consumo e traz como consequência maior poder às empresas que têm condições de assumir essa nova economia.

Não importa que você seja produtor ou consumidor, a incorporação de novas ideias será peça fundamental para a geração de valor e agregação de pessoas, empresas e sociedade como um todo em um único processo: consumir e estar conectado com o mundo.

Referências Bibliográficas

ABRA, A. ECONOMIA DIGITAL. Uma perspectiva estratégia para Negócios. São Paulo: Atlas, 2001.

SHANNON, W; WEAVER, C. The mathematical theory of communication. [S.l.]: UNIVERSITY OF ILLINOIS PRESS. 144 páginas, 1963.

SULLIVAN, D; FROST , L. INFOGRÁFICO MOSTRA A AMÉRICA LATINA DE 2025 COM A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, 2017. Disponível em: <https://canaltech.com.br/infra/infografico-mostra-a-america-latina-de-2025-com-a-transformacao-digital-99808/>. Acesso em 18 de dezembro de 2017.

TAPSCOTT, D. EM FINANÇAS E CENÁRIOS ESTRATÉGIA E EXECUÇÃO, 2014. Disponível em: <https://experience.hsm.com.br/posts/economia-digital-parte-01>. Acesso em 05 de junho de 2017.

Comentários

Foto de Denilson Marcos

Excelente conteúdo Camila!
Curtir
13 usuarios curtiram

Comentar